5 Qualidades Que Qualquer Empresário de Sucesso No Mundo dos Negócios Tem

//5 Qualidades Que Qualquer Empresário de Sucesso No Mundo dos Negócios Tem

5 Qualidades Que Qualquer Empresário de Sucesso No Mundo dos Negócios Tem

2018-08-23T16:55:51+00:00 August 23rd, 2018|Gestão e Negócios|
  • A competitividade e a mudança são verdadeiras constantes no mundo dos negócios. Será que tens as competências essências para o sucesso?
  • Pensar fora da caixa e saíres da tua zona de conforto para aprenderes sempre mais e fazeres melhor são atitudes essenciais para também tu seres bem sucedido neste mundo. Quanto tempo por dia investes nas tuas competências?
  • Para teres um negócio de sucesso tens de realizar um estudo de mercado num sector que te apaixona. Qual é a área que te realiza e te faz mover montanhas?
  • Um líder é bem mais que um título ou uma hierarquia. Orientas a tua equipa ou fazes parte dela?

Sonhas em começar o teu próprio negócio? Queres demonstrar que não tens a cabeça na lua, mas sim os pés bem assentes na terra e os olhos de um/a visionário/a? Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou Bill Gates são alguns dos teus ídolos?

O mundo dos negócios é altamente vasto, competitivo e em constante mudança. Da tecnologia à maquilhagem – tudo pode ser fonte de um futuro e potencial negócio, mas só algumas pessoas têm as características necessárias para se ser um/a empresário/a de sucesso.

Afinal, o que tem em comum o criador da Apple, do Facebook e da Microsoft?

Nós apresentamos-te cinco qualidades que todos eles têm e tu também podes vir a ter!

  • Criatividade

Para o teu negócio se destacar e não ser mais um, tens de ser criativo na criação do produto, na sua apresentação, mas também na forma como o queres vender. Isto implica tempo, pois terás de reunir várias ideias até (num processo de tentativa-erro) descobrires “a tal”. Talvez um mapa conceptual te ajude… O importante é pensar fora da caixa e saíres da tua zona de conforto para reinventares o teu negócio.

Os grandes empresários nunca estão 100% satisfeitos com o avanço que o seu negócio alcançou e, por isso, procuram sempre formas inovadoras de mudar.

Se precisares de inspiração, pensa no Steve Jobs que criou o iPod após sentir a necessidade de aglomerar um grande número de músicas num objeto portátil e leve para carregar para todo o lado. Jobs inovou no formato dos leitores de música após olhar para os pequenos bolsos que existem nas calças de ganga e se perguntar “Para que serve isto?”.

  • Aprendizagem Contínua

A frase pode parecer cliché, mas aprender não ocupa (mesmo) lugar. A atitude chave é estimular o cérebro e manteres-te aberto a ouvir tudo aquilo que não sabes.

Os “big bosses” deste mundo empresarial estão sempre receptivos e prontos a melhorar as suas capacidades, competências e à procura da informação mais recente.

Gastar tempo e energia a se erudirem não é de forma alguma um aborrecimento!

Ler jornais, livros, participar em workshops e aprender novas línguas são alguns dos exemplos que estes incansáveis aprendizes fazem. Afinal, estão a investir em si mesmos, mas também no futuro da sua empresa. Aprender incita a criatividade e torna-te mais bem preparado para o teu negócio. Quanto tempo gastas por dia a aprender algo novo?

“Knowledge is a weapon. I intend to be formidably armed.” – Terry Goodkind

  • Paixão

“Quem corre por gosto não cansa”. “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. As frases inspiradoras sobre trabalhar naquilo que amamos são mais que muitas, por isso só nos resta acreditar nelas como verdades empíricas!

Para alcançares o sucesso, tens de te entregar e trabalhar com a intensidade de um furacão. Só o conseguirás fazer se realizares aquilo que te apaixona e te cria um grande sentido de apropriação. É este sentimento que te dará um propósito na realização e manutenção do que outrora foi um projeto e agora é um império.

Anita Rodick, fundadora das lojas de cosmética The Body Shop, é um desses exemplos. Esta empresária de sucesso era uma activista ambiental e social. Com a criação da marca The Body Shop pôde dar à sua grande paixão e crença um propósito ao ser a primeira marca a banir a venda de produtos testados em animais. Como Anita Rodick uma vez disse: “To succeed you have to believe in something with such a passion that it becomes a reality”.

Esta característica não escapa a nenhum empresários de sucesso! A paixão foi o que os moveu em primeiro lugar.

  • Visão

Estudo de mercado, proposta, acção! A visão é como o guião de um filme.

Está nas mãos do CEO criar este aspecto que vai ditar o futuro da companhia, o empenho dos trabalhadores e o interesse dos investidores.

Enquanto a paixão é o motor de motivação do fundador, a visão é o que leva os outros a acreditar no futuro e viabilidade do seu projecto.

A visão é constituída pela clareza da posição da empresa e pelos seus objectivos e metas a alcançar. É uma perspectiva focada no futuro com uma atitude inquebravelmente positiva.

Os melhores empresários vão investir e aplicar a sua visão no mundo real, mas nunca pond em risco a empresa.

Apesar de a visão ser criada inteiramente por eles, não deixam de ouvir a opinião e avaliação da equipa, dos clientes e dos investidores. És um/a bom/boa ouvinte? É importante estar receptivo/a ao feedback dos outros para ajudar a redefinir e desenvolver a companhia.

Uma das cinco qualidades que define um CEO de sucesso é uma visão cujo benefício é comum e não individual. Contudo, isto não pode ser só teoria, tem que ser posta acima de tudo na prática!

Para saberes se tens esta aptidão para o negócio dentro de ti, basta perguntares-te se tens uma visão bem definida sobre o teu futuro. Tens?

O angolano Boas Fernando apercebeu-se da falta que o milho fazia em África e da abundância existente nos Estados Unidos, por isso começou a colaborar com produtores americanos, a criar redes de contacto e a estabelecer relações entre os fornecedores e Angola. Esta foi a solução que o empreendedor Fernando encontrou para evitar esta necessidade alimentar.

  • Liderança

Será que sabes realmente o significado de liderança? Esta palavra é utilizada, por vezes, com um significado pejorativo por ser associada a uma estrutura hierarquizada que concede poder e autoridade a um superior. Contudo, não tem nada a ver com títulos que definem a superioridade de uns sobre os outros.

A liderança é o processo social de influenciar as pessoas a pôr o máximo de esforço no alcance de um objectivo comum. Logo, um chefe não tem de ser obrigatoriamente um líder!

Bill Gates, fundador da Microsoft, define a evolução deste conceito como “As we look ahead into the next century, leaders will be those who empower others”.

Quem tem capacidade para liderança reúne a confiança da sua equipa, comunica de forma directa, simples, entusiasta e positiva, só promete o que sabe ser capaz de cumprir e reconhece o esforço de cada membro da empresa. Lembra-te: um líder é um membro da equipa.

Se queres trabalhar no mundo dos negócios, já sabes quais as cinco principais capacidades que um empresário deve ter para alcançar o auge do sucesso. Estás pronto/a para esta aventura?