Estratégias para entrar na carreira de Recursos Humanos

/, Gestão e Negócios/Estratégias para entrar na carreira de Recursos Humanos

Estratégias para entrar na carreira de Recursos Humanos

2018-06-13T18:40:34+00:00 February 12th, 2018|Conselho de carreira, Gestão e Negócios|
  • O profissional de Recursos Humanos atua na gestão de pessoas com o objetivo de alcançar o sucesso da empresa, zelando pelo bem-estar e satisfação dos funcionários
  • Trabalhar no setor de Recursos Humanos requer mais do que habilidade para lidar com pessoas: é preciso visão ampla de negócios, pensamento estratégico e capacidade de liderança
  • Com a necessidade de equipas enxutas, as empresas investem pesado na seleção de pessoas com capacidade de atuar em várias frentes, agregando valor ao setor de RH
  • Sistemas de gestão de RH podem ser fonte de capacidades organizacionais que permitem às firmas aprender e capitalizar novas oportunidades, dando à organização seu caráter distintivo

Mesmo em tempos de crise, ou melhor dizendo, justamente por causa dos momentos de crise, é que o setor de Recursos Humanos é fundamental em qualquer empresa. Os momentos mais difíceis pedem profissionais que saibam zelar pelo ativo mais importante e indispensável das empresas: o capital humano. O setor, que era conhecido por demitir pessoas, deixou para trás essa imagem e, percorrendo um longo caminho, colocou as pessoas para jogar ao lado dos negócios.

A valorização do profissional em RH tornou-o tão disputado a ponto de ser um talento difícil de encontrar. Se antes era necessário apenas conhecer os processos burocráticos, como a folha de pagamentos e processos de recrutamento, na atualidade é preciso pensar adiante e atuar em parceria com as lideranças da empresa.

Se já tens, ou estás disposto a desenvolver, visão de negócios, e se tens vontade de trabalhar na criação de um ambiente em que as pessoas estejam satisfeitas e bem-dispostas para trabalhar, confere como está o cenário para o profissional de Recursos Humanos, e quais passos deverás tomar para chegar até lá.

RH: transformação de setor burocrático a princípio dinamizador da empresa

Tradicionalmente, o profissional de Recursos Humanos possuía funções de sistematização e policiamento subordinadas à gestão executiva da empresa. Seu papel estava mais relacionado ao setor administrativo, e por isso era visto como papelada burocrática. Mal compreendido por todos, pelas lideranças era visto como empecilho aos negócios, e pelos funcionários, como servidor das altas hierarquias das empresas, insensíveis às suas demandas e necessidades.  

Com o objetivo de transformar-se em um setor dinamizante dentro da empresa, foi preciso o setor de RH integrar-se melhor no seu funcionamento geral, ao mesmo tempo em que integrava os funcionários e lideranças com o objetivo comum de fazê-la crescer. Nesse ambiente, o papel dos profissionais em Recursos Humanos está a mudar. As três novas funções que este profissional precisa desempenhar hoje são as de:

Parceiro Estratégico

Neste papel, o profissional de RH contribui para o desenvolvimento e realização dos objetivos e planos de negócios da organização como um todo. Alinhando-se bem com os negócios, a gestão do capital humano é vista como essencial à estratégia de crescimento da empresa. Para serem parceiros do setor de negócios, funcionários de RH precisam perceber de finanças e contabilidade e serem responsáveis pela redução de custos e medição do impacto de seus programas e processos.

Mentor dos Colaboradores

Enquanto defensor dos colaboradores, é dever do profissional de Recursos Humanos conhecer bem com quem trabalha, para que possa criar um ambiente de trabalho em que as pessoas sintam-se felizes, determinadas e motivadas. Estimular o estabelecimento de metas, a comunicação e a delegação de responsabilidades desperta um sentimento de pertença e propriedade entre os funcionários e a organização.

Defensor da Mudança

É necessário que o profissional de RH exerça constantemente a auto-crítica e esteja disposto a encarar a mudança para que o sucesso da empresa seja garantido. Saber conectar estratégias de mudança com as necessidades da organização irá minimizar a insatisfação dos colaboradores e diminuir resistências à mudança. Para promover o sucesso da sua organização, este profissional deve saber identificar bem a missão, visão, valores e objetivos organizacionais.

Quais passos devo tomar para trabalhar no setor de RH?

Aqui vão algumas sugestões de trajetos que poderás seguir para realizar teu desejo de tornar-te profissional de Recursos Humanos:

  1. Começa com um estágio: estudantes podem começar na área através de um estágio, que geralmente permite conhecer um pouco de cada subdivisão da área. Caso já tenhas concluído um curso superior, é possível exercer funções mais táticas, para ir conhecendo melhor cada disciplina. Áreas como recrutamento, treinamento, e funções que vão do operacional ao estratégico são boas opções.
  2. Escolhe entre a função de especialista ou generalista: é mais fácil começar por uma área específica, como remuneração, benefícios, recrutamento e desenvolvimento organizacional. Depois, poderás optar por especializar-te e crescer como especialista (Gerente de Benefícios, Diretor de Recrutamento e Seleção, etc.) ou conhecer um pouco de cada área e tornar-te um generalista
  3. Investe na tua aprendizagem e formação: boa parte dos profissionais de RH são formados em Gestão ou Psicologia, mas, por ser uma área muito abrangente, cada vez mais encontram-se engenheiros, economistas, pedagogos e profissionais de comunicação. Normalmente, estes profissionais realizam diversas especializações, MBA’s e treinamentos para dar suporte à área.

Qual o curso certo para mim?

Se gostaste do perfil de um profissional em Recursos Humanos, e tens vontade de ingressar num dos ramos mais dinâmicos dentro das empresas modernas, tens de ter a capacidade de auto-conhecimento. Cabe a ti detetar tuas lacunas de desenvolvimento e buscar maior capacitação. Se quiseres alcançar outros patamares, não podes parar de investir na tua carreira.

Se estás na dúvida sobre qual curso deverás fazer, aqui encontras dezenas de opções capazes de guiar-te àquilo que queres.

Investe no teu futuro, capacita-te agora!

COMECE A APRENDER ALGO NOVO