Estilos de Liderança e Atitudes de um Líder Eficaz

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Estilos de Liderança e Atitudes de um Líder Eficaz

2018-06-13T18:38:55+00:00 April 27th, 2018|Campos de estudo, Conselho de carreira, Gestão e Negócios|
  • Liderança é uma forma de relacionamento influenciador entre líderes e seguidores que reflete seu propósito mútuo e visa promover mudanças reais no ambiente organizacional
  • O estilo de liderança é a maneira como o líder usa o seu poder para conduzir um grupo de pessoas
  • Os principais estilos de liderança são: autocrática, laissez-faire e democrática.
  • Os líderes eficazes possuem um conjunto de atitudes e comportamentos que os fazem ser bem sucedidos

Um estudo organizado pelo psicólogo Daniel Goleman e publicado pela Universidade de Harvard analisou e estudou os comportamentos de cerca de 3 mil gestores ao longo de três anos. No final, chegou-se à conclusão que o seu estilo de liderança é responsável por até 30% do lucro de uma empresa.

Ainda assim, 71% das empresas sentem que seus líderes não são capazes de liderá-las em direção ao futuro, de acordo com pesquisa do Grupo Brandon Hall, mesmo que mais dinheiro esteja a ser investido em desenvolvimento de liderança do que em qualquer outra área de formação corporativa.

Se sentes que precisas aprimorar as tuas competências de liderança, confere os principais estilos de liderança e atitudes de um líder eficaz!

Liderança autocrática

É um estilo de liderança que põe o líder como centro das atividades. É caracterizado por ser um líder “mandão”, que exige obediência imediata. Diz à sua equipa o quê e como deve ser feito. Nesse estilo, o líder retém para si a autoridade e responsabilidade, e comunica as decisões esperando sua implementação imediata.

Vantagens: pode ser necessária em momentos de crise, quando um alto grau de supervisão das atividades é necessária e quando é preciso produzir um maior volume de trabalho.

Desvantagens: se for usada durante muito tempo, pode ter impacto negativo na empresa, desmotivando a equipa e diminuindo o seu moral. Os funcionários tornam-se mais agressivos uns com os outros devido à alta tensão sob a qual se encontram.

Liderança laissez-faire, ou liberal

Esta liderança dá ao grupo o poder de decisão e bastante autonomia para trabalhar. O líder não costuma se manifestar muito e não exerce controlo direto sobre seus empregados.

Vantagens: quando os funcionários são pessoas com muita experiência e não necessitam de supervisão constante, é aconselhável que se deixe mais espaço para as pessoas trabalharem por si.

Desvantagens: devido à pouca supervisão, o líder não é capaz de dar feedback aos seus funcionários, o que acaba por resultar em altos custos, serviços mal feitos e incumprimento de prazos. É um estilo que costuma ser pouco eficiente, pois entre os funcionários gera um ambiente individualista e pouco integrado.

Liderança democrática

Nesse estilo de liderança, os subordinados são envolvidos no processo de tomada de decisões. O líder tem a responsabilidade final, mas é capaz de delegar autoridade à sua equipa. Nesse contexto, há plena comunicação, no sentido horizontal mas também vertical. O líder é encorajador, responsável, interage bem com todos e preocupa-se com o desempenho individual na realização dos trabalhos.

Vantagens: os membros da equipa costumam demonstrar excelência na qualidade e no volume de trabalho produzido. O ambiente é de tranquilidade, satisfação e integração. São pessoas que estão comprometidas com a empresa, com o líder, uns com os outros e com o trabalho. É um estilo que funciona bem quando é preciso ouvir ideias para se inovar ou reinventar.

Desvantagens: não funciona em situações de emergência ou quando os membros do grupo não tem a expertise necessária para se posicionarem consistentemente face a um problema ou complicação.

liderança woman

Atitudes de um líder eficaz

Num estudo publicado pela Harvard Business School, a cientista organizacional e consultora para desenvolvimento de liderança, Sunnie Giles, entrevistou 195 líderes espalhados por 15 países, em 30 organizações globais. Foi-lhes pedido que escolhessem 15 competências de liderança de uma lista com 74 no total. Ela agrupou as principais em 5 temas, sugerindo algumas prioridades para os líderes:

  • Ética e Segurança: líderes com elevados padrões morais e éticos e que comunicam suas expectativas de forma clara são capazes de criar um ambiente seguro, onde reina a confiança. Este líder estimula a equidade e justiça, e é confiado para que cumpra as regras, assim como fomenta seus funcionários a fazerem o mesmo. Num ambiente seguro, os empregados têm mais capacidade de relacionamento, criatividade, inovação e ambição.
  • Capacitação e Auto-organização: é essencial que o líder delegue poderes e responsabilidades a seus funcionários. Equipas que são empoderadas por seus líderes são mais produtivas e proativas, apresentando altos níveis de satisfação no trabalho e compromisso com sua empresa.
  • União e Pertença: líderes que se comunicam abertamente criam um sentido de união no local de trabalho. As pessoas sentem-se conectadas e pertencem a um grupo unido. Para isso, o líder precisa praticar a simpatia, gentileza e empatia em relação aos colaboradores pelos quais é responsável.
  • Abertura e Aprendizagem: um líder eficaz é aberto a sugestões e novas ideias. Isso significa muitas vezes reconhecer erros e dar voz aos empregados. As falhas podem encorajar o aprendizado, e o aprendizado, por sua vez, é útil nos momentos de resolução de problemas. É essencial que o líder crie um ambiente que dê espaço à experimentação para que os funcionários aprendam uns com os outros e construam uma inteligência coletiva.
  • Crescimento: líderes que ensinam e mentoreiam seus subordinados os ajudam a serem melhores profissionais e os preparam para o futuro. Estes, por sua vez, mostram-se gratos pela oportunidade de aprender e crescer com alguém experiente.

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