Como ser um bom negociante em 5 passos

/, Gestão e Negócios/Como ser um bom negociante em 5 passos

Como ser um bom negociante em 5 passos

2018-09-06T16:08:44+00:00 September 6th, 2018|Desenvolvimento pessoal, Gestão e Negócios|
  • Na hora do negócio não podes ter dúvidas sobre o produto. Estuda-o ao detalhe para conseguires apresentá-lo de forma assertiva.
  • Clientes felizes e satisfeitos voltam sempre. Criar empatia e saber ouvi-lo é meio caminho andado para um negócio fechado e bem-sucedido.
  • Qual a táctica que usas? Não há uma matemática exacta, mas teres a humildade de ouvir feedbacks e saberes melhorar com eles é um bom caminho.
  • Negociar é uma arte, por isso não te podes acomodar. Cria metas, pensa fora da caixa e pratica muito. Arregaça as mangas – só a prática leva à perfeição!

És daquelas pessoas que pensa que para se ser um bom negociante é preciso nascer com o dom da venda e da persuasão? Calma! Esta missão impossível é para qualquer um. Basta seguires estes cinco passos para aprenderes a arte do negócio.

1. Conhecer o produto:

Para negociares de forma assertiva tens de saber todas as especificidades do produto – desde as suas fraquezas às suas qualidades. Para além de estudares o produto, deves também estudar a concorrência. Cada detalhe conta! Só assim saberás tirar o melhor proveito dele quando chegar a hora de responder às dúvidas dos clientes.

2. Investir no cliente:

Conhecer a outra parte do teu negócio é essencial, pois só assim consegues preparar-te e antever as necessidades, receios e questões da pessoa com quem negoceias. A atitude-chave para alcançares com sucesso este passo é ouvires de forma bem atenta o que o cliente te diz. Aprendendo a ouvi-lo e interagindo com ele, irás criar o sentimento mais precioso nas relações humanas: a empatia. Desta forma, podes ganhar terreno e gradualmente personalizar a tua forma de negociar. Afinal, ninguém gosta de falar para a parede ou de receber respostas pré-concebidas!

Nesta construção de uma relação negociante-comprador, tens de ser acima de tudo honesto. Ninguém gosta de se sentir enganado ou de sentir que está a ser impingido com um negócio que só beneficiará o comerciante. Um cliente conquistado significa a garantia do seu regresso (e até de mais clientes, por via de recomendações).

3. Aprender é poder:

Imagina que o negócio já te corre bem e te podes considerar o/a campeão/ã das vendas. Vais manter a táctica de negócio? A tua resposta deve ser um redondo “Não!”… Com as vendas online e o e-commerce, há cada vez mais tipos de concorrência e mudanças na abordagem de negócio, por isso estudares e investires no teu método é essencial. Nos negócios não há espaço para te acomodares! Mantém-te receptivo/a ao feedback das outras pessoas e aceita toda a ajuda que te oferecerem. A humildade e capacidade destes actos levam-te a uma aprendizagem e crescimento maiores.

4. Criar objectivos:

É fulcral ires definindo metas a alcançar. Podes, por exemplo, estabelecer o tempo que tens para atingires um determinado número de vendas no teu negócio. Este tipo de estratégias irá fazer com que mantenhas o foco e a motivação. Para além disto, estão a obrigar-te a ser organizado/a, a estabelecer um ritmo de trabalho à tua medida e de acordo com as tuas capacidades. És metódico/a? Para se ser um bom negociante, planear e cumprir são regras de ouro!

5. Ser criativo:

Já lá vai o tempo em que ter uma boa aparência e um discurso coerente eram as características essenciais para fechar um grande negócio. O que procuras quando vais fechar um negócio? As pessoas procuram criatividade! Esta palavra tomou um peso enorme e se a tens dentro de ti, conquistas tudo o que ambicionas. Porque ao seres criativo vais chamar a atenção dos clientes e terás o reconhecimento da forma inédita, original e fora da caixa como preparaste o teu negócio. As pessoas acham que já viram de tudo um pouco, por isso só o factor surpresa (e criatividade) é que as vão fazer parar para te prestarem atenção.

Agora que já sabes o que fazer para fechares bons negócios e te puderes considerar um bom negociante, só te resta uma tarefa por realizar: a prática! Nada como arregaçar as mangas e pôr em práticas as aprendizagens. De início podes sentir-te enferrujado/a, mas lembra-te: a prática leva à perfeição.


Referências:

https://marketingdeconteudo.com/

http://www.negociacaoninja.com.br/

https://resultadosdigitais.com.br/

https://www.e-konomista.pt/