4 dicas para ter a promoção que mereces

/, Desenvolvimento pessoal/4 dicas para ter a promoção que mereces

4 dicas para ter a promoção que mereces

2018-03-19T11:42:07+00:00 March 19th, 2018|Conselho de carreira, Desenvolvimento pessoal|
  • Mesmo depois de inserido no mercado de trabalho, um profissional deve continuar a investir em sua qualificação se deseja avançar em sua carreira e ter promoções em seu trabalho
  • Ser promovido no trabalho muitas vezes requer que um colaborador desenvolva capacidades específicas, como por exemplo competências interpessoais, paciência, humildade e foco
  • A educação é uma das armas mais fortes para aqueles que buscam a promoção dos seus sonhos, pois assim estarão mais aptos e atualizados para novos desafios e responsabilidades
  • Ao contrário do que muitos acreditam, é possível sim trabalhar e tirar um curso ao mesmo tempo

Estudos indicam que os jovens nascidos a partir da década de 1980, também conhecidos como Geração Y, são os que mais sonham em aumentar de cargo e alcançar novas posições nas organizações em que trabalham. Comparados com os da Geração X (nascidos entre as décadas de 1960-1970) ou os chamados baby boomers (nascidos entre 1940-1960), estes jovens, se não encontram oportunidades na organização em que estão presentes, buscam mais facilmente fora.

Esta geração inconformada com o status quo é a que mais demanda promoções e aumentos e a que mais se encontra em situação de procura ativa por emprego. São eles também os que mais gostam de oportunidades de formação e desenvolvimento que levem a avanços na carreira. De acordo com pesquisa recente, 40% dos millenials – ainda outro nome para a Geração Y – esperam ser promovidos a cada um ou dois anos.

Independente da tua faixa etária, com certeza gostarias de ser promovido. Foi pensando nisto, e no facto de que no fundo estamos todos um bocadinho insatisfeitos e queremos sempre mais, que decidimos então dar-te 4 dicas para ter a promoção que mereces.

  • Demonstra uma ética de trabalho forte

Fica atento ao que os outros pedem de ti, e cumpre os prazos a tempo e com excelência. O teu chefe e os teus companheiros precisam ter a certeza de que és uma pessoa confiável, e que tem bons resultados.

Também é bom que desenvolvas a capacidade de enxergar o todo da empresa. Conhece todos os seus processos, e tira tempo para buscar saber o que os teus colegas fazem. É preciso ter boas competências de relacionamento, já que, para que subas na hierarquia, tens de saber comunicar-te com os teus colaboradores e, principalmente, delegar tarefas a subordinados.

Por fim, é preciso que os teus valores e os da empresa estejam em sintonia. Quando esta identificação não está presente, atritos e problemas naturalmente surgirão, para os quais dificilmente haverá uma solução agradável para ambas as partes. Por isso, integra-te bem à tua organização, aprende a cultura e relaciona-te bem com a tua equipa.

  • Desenvolve uma boa postura e comportamento adequado

Deves ser capaz de demonstrar aos teus superiores a tua integridade e profissionalismo. Veste bem, pensando não onde estás, mas onde queres chegar. Comunica-te de forma clara, respeitosa e concisa.

Se possível, é para o teu interesse encontrar um mentor com quem possas dialogar de forma sincera, e que te possa oferecer conselhos, sugestões e críticas para seres capaz de crescer. Um mentor deve ser alguém mais experiente que tu, para que seja capaz de, através de sua sabedoria, te guiar por um bom caminho. Quem sabe até a recomendação para um posto mais alto venha mesmo dele.

Uma promoção demanda mais responsabilidades, as quais, por sua vez, devem ser lidadas não com arrogância, mas com humildade. Há sempre espaço para crescer mais, e sempre haverá alguém melhor do que tu. Portanto, lida com as pessoas como gostarias que aqueles acima de ti lidassem contigo.

  • Comunica a tua intenção de subir, e sê paciente

Conversa com o teu chefe a respeito dos teus sonhos e planos de carreira. Precisas estar visível se queres que as pessoas te notem. Por isso, expressa-te bem e bastante. Não precisas exagerar, ou gabar-te dos teus sucessos, mas também não te afastes das pessoas, não te isoles.

Demonstra iniciativa, voluntaria-te para projetos, esforça-te bem. As lideranças das empresas estão cada vez mais abertas para ouvir questões por parte dos funcionários. Em contrapartida, tens de estar preparado para ouvir um “não” por parte deles: um profissional deve estar pronto para ouvir que não está preparado para mais responsabilidades, que se calhar é melhor esperar um pouco mais. Tem paciência: não te frustres caso as oportunidades não apareçam no tempo que esperavas.

  • Investe (sem medo) em tua educação e qualificação

Conceitos como “reciclagem profissional”, “aprendizagem ao longo da vida” ou “educação continuada”, por exemplo, apontam para a crescente importância da educação mesmo após o término dos estudos a nível secundário ou até de uma licenciatura. Diante do avanço tecnológico, da globalização e do ritmo das inovações, o profissional do século XXI tem de estar aberto à necessidade de renovação e atualização dos conhecimentos, para manter-se em sintonia com o que as empresas pedem.

É por esse motivo que cresce o número dos chamados trabalhadores-estudantes: pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é bom por diversos fatores.

Em primeiro lugar, pode contribuir para a construção de uma carreira profissional sólida, que integra bem conhecimentos teóricos com experiência prática. Em segundo, muitas pessoas trabalham por uma questão de necessidade, e os rendimentos financeiros que advém do emprego são úteis para suas vidas pessoais. Em terceiro, o teu círculo social de contatos e amigos aumenta se estás em um ambiente académico e profissional ao mesmo tempo.

Se estás convencido que a educação é fundamental para seres promovido, aqui encontras exemplos de cursos interessantes que podes fazer enquanto trabalhas, e que com certeza aumentarão as tuas possibilidades de progressão de carreira e promoção dentro da empresa:

Do que estás à espera? Inscreve-te já!

Comece a aprender algo novo

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/confira-dez-dicas-para-conseguir-uma-promocao-no-trabalho-20120814.html

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/trabalhar-e-estudar/

http://saldopositivo.cgd.pt/trabalhor-estudante-como-conciliar-um-emprego-com-os-estudos/

https://exame.abril.com.br/carreira/5-dicas-para-trabalhar-e-estudar-sem-enlouquecer/

http://blog.soufgv.com.br/reciclagem-profissional-entenda-a-importancia-para-sua-carreira/

http://www.chicagotribune.com/business/careers/sns-jobs-steps-promotion-story.html